ASPECTOS MAIS IMPORTANTES


Cinco sistemas frontais atuaram no país, e dois alcançaram latitudes acima de 20šS. Houve dois episódios de ZCAS, um sobre a Região Sudeste e um outro sobre o sul da Bahia. Os VCAN estiveram presentes nas Regiões Nordeste e no Sul do país.

Na Região Norte, a atividade convectiva causada pela ZCIT e pelas linhas de instabilidade, concentrou-se no litoral e na parte central da Região.

Na Região Nordeste, a precipitação esteve acima da normal em quase todo o setor norte e abaixo de média no setor sul. No início do mês, a atuação do VCAN, juntamente com a ZCIT, que esteve próxima ao litoral norte do Ceará, favoreceram linhas de instabilidade, causando chuvas intensas no litoral/centro do Ceará, Piauí, Maranhão e no semi-árido da Paraíba. No setor central da Bahia, onde os centros dos VCAN atuaram, a precipitação ficou abaixo da média histórica.

As Regiões Centro-Oeste e Sudeste se encontram na sua estação chuvosa, porém, houve várias áreas com desvios negativos.

Nos primeiros dias do mês, a atuação de um VCAN no centro de Belo Horizonte-MG e a permanência de uma frente fria sobre o litoral norte do Estado de São Paulo, organizaram a ZCAS sobre a Região Sudeste. Estes fatores contribuíram para chuvas intensas no sul de Minas Gerais, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os sistemas que atuaram na Região Sul foram de fraca intensidade, causando poucas chuvas, principalmente no litoral sul e extremo sudeste do Rio Grande do Sul, e no noroeste do Paraná, onde os valores de chuvas ficaram abaixo da média climatológica.


[Índice]