SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


Cinco sistemas frontais atuaram durante o mês de janeiro (Figura 2.7.1), número um pouco abaixo da média climatológica, que é de seis sistemas para latitudes entre 35 e 25šS. Três sistemas frontais deslocaram-se ao norte de 20šS.

As frentes frias, em geral, organizaram instabilidades isoladas no interior do continente, embora em algumas regiões, a precipitação estivesse abaixo da média climatológica.

O último sistema frontal do mês anterior encontrava-se no litoral norte do Estado de São Paulo, permanecendo semi-estacinário desde o dia 1 até o dia 9, e enfraquecendo na altura do litoral da Região Sudeste. Durante a sua permanência sobre esta região, organizou instabilidades desde a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste (ZCAS), causando chuvas intensas nos Estados do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba (região localizada próximo ao setor leste do Estado de São Paulo). Nos primeiros dias do mês, a precipitação em algumas localidades desses Estados, superou a média climatológica.

Entre os dias 10 e 11, uma circulação ciclônica nos baixos e médios níveis na Região Sul, deslocou-se para leste e interagiu com um sistema frontal que encontrava-se no oceano. Este sistema, o primeiro do mês, encontrava-se no dia 12, no litoral de Paranaguá-PR, deslocando-se posteriormente até Ubatuba-SP, onde enfraqueceu.

No dia 13, uma nova frente fria fraca, a segunda do mês, encontrava-se no litoral de Florianópolis-SC. Este sistema deslocou-se até o Rio de Janeiro, e no dia 15 desviou-se para o oceano.

A terceira frente fria do mês deslocou-se pelo oceano e atingiu o continente no dia 15, na altura do litoral de Florianópolis-SC, e enfraqueceu em Caravelas-BA.

No dia 17, a quarta frente fria do mês atingiu o Sul do país e deslocou-se até o litoral de Salvador-BA, desviando-se no dia 21 para o oceano. No dia seguinte, um cavado interagiu com o sistema frontal no oceano, ondulando e intensificando a frente fria. A presença de um VCAN no oceano, próximo à Região Nordeste, impediu o deslocamento do sistema frontal que permaneceu semi-estacionário entre os dias 22 e 23. Foi registrada chuva significativa em Minas Gerais, Espírito Santo e litoral da Bahia.

A quinta frente fria do mês, atingiu no dia 22, o Rio Grande do Sul. Este sistema deslocou-se pelo litoral até Vitória-ES. Um novo VCAN sobre a Região Nordeste fez com que a frente fria oscilasse, encontrando-se no dia 31, no litoral de Cabo Frio-RJ. O sistema de baixa pressão no oceano, que permaneceu entre os dias 26 e 28, associado ao sistema frontal, causou ventos fortes no litoral dos Estados de Florianópolis-SC até o Rio de Janeiro-RJ.


[Índice]