Durante o mês de janeiro foram observados dois casos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cujo período foi de 01 a 08 e de 21 a 24 de janeiro.
No primeiro caso, a banda de nebulosidade atuou, principalmente, nos Estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, prolongando-se para o Oceano Atlântico pelo litoral do Rio Janeiro e São Paulo (Figuras 2.8.2.a e 2.8.2.b). Durante este caso foi registrada intensa precipitação nas regiões entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Janeiro. Em Campos do Jordão (SP) foram registrados 439 mm, em Itajubá (MG), 374 mm e em Resende (RJ), 287 mm. Nas figuras 2.8.2.c e 2.8.2.d são observados os campos médios de convergência de umidade em 925 hPa e linhas de corrente em 250 hPa, respectivamente, para o período de ocorrência.
Durante o segundo caso, a banda de nebulosidade esteve atuante sobre grande parte dos Estados de Tocantins e Minas Gerais, prolongando-se para o Oceano Atlântico pelo litoral da Bahia (Figuras 2.8.3.a e 2.8.3.b). Verifica-se uma região de convergência de umidade em baixos níveis (Figura 2.8.3.c) na direção preferencial (NW-SE) de um caso de ZCAS, bem como a presença do cavado em 500 hPa (Figura 2.8.3.d), o qual colaborou para a intensificação da convecção.
[Índice]