O mês de janeiro destacou-se pelas chuvas abundantes ocorridas no norte da Região Sudeste e em grande parte da Região Nordeste, devido principalmente à atuação de vórtices ciclônicos em altos níveis. As chuvas estiveram abaixo da média em grande parte da Região Norte e Centro-Oeste do Brasil. O setor oeste dos Estados de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul também apresentaram chuvas abaixo da média.
Seis sistemas frontais atuaram no mês de janeiro no País. A presença de vórtices ciclônicos em altos níveis sobre a Região Nordeste impediu o deslocamentos destes sistemas para latitudes mais ao norte.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permaneceu acima da média no setor centro-oeste do Pacífico Equatorial, porém ainda não evidencia o desenvolvimento de um episódio ENOS.
As queimadas aumentaram em comparação a janeiro do ano passado e foram mais intensas nos Estados do Rio Grande do Sul, Roraima, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso e Tocantins. A estiagem observada no sul do País facilitou a proliferação dos focos principalmente no Rio Grande do Sul.
[Índice]