VÓRTICES CICLÔNICOS E CAVADOS EM ALTOS NÍVEIS (VCAN)


Os vórtices ciclônicos e cavados nos médios e altos níveis ocorreram nas Regiões Nordeste, norte da Região Sudeste e na Região Sul. Foram observados quatro vórtices na Região Nordeste. Na Figura 28a, pode-se observar os dias de atuação destes sistemas e a trajetória nestas regiões.

Os centros dos vórtices e cavados posicionaram-se preferencialmente sobre o oceano, contribuindo assim para que ocorressem chuvas abundantes na Região Nordeste e norte da Região Sudeste.

Na Figura 28b, a imagem de temperatura de brilho médio destaca o centro do VCAN no oceano, no dia 6, proporcionando uma faixa de nebulosidade sobre a Região Nordeste. No dia 26 (Figura 28c), o centro do VCAN encontrava-se no interior da Região Nordeste causando subsidência nesta região.

Um cavado em altos níveis atuou nos dias 12, 13, 14 e 15 com eixo também no oceano e no litoral leste do Nordeste. Este cavado interagiu com os cavados dos sistemas frontais, intensificando-os.

No dia 17, observou-se um cavado em 500 hPa, na região central do Brasil, tornando-se um vórtice ciclônico no dia seguinte, em 16ºS e 49ºW, e voltando a ser cavado no dia 20 e 21, com eixo sobre a Região Centro-Oeste.


[Índice]