ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL (ZCAS)


Em janeiro, ocorreram três episódios de ZCAS, o primeiro teve início no final do mês anterior e atuou até a primeira semana de janeiro de 2003 (ver boletim CLIMANÁLISE, vol. 17, no 12). Os outros dois episódios de ZCAS, observados neste mês, ocorreram entre os dias 13 e 19 e de 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2003.

Os campos de temperatura de brilho média do satélite GOES 8 (Figuras 23a e 23b) mostraram que a banda de nebulosidade do primeiro episódio cobriu grande parte da Região Centro-Oeste e centro-norte da Região Sudeste, estendendo-se para o oceano na altura do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O segundo episódio apresentou o deslocamento da banda de nebulosidade para o oceano na altura dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ressalta-se que, no início desse segundo episódio, a banda de nebulosidade foi mantida pelas incursões de frentes frias e pela formação de vórtices ciclônicos em altos níveis sobre o Nordeste.

Em altos níveis (Figuras 23c e 23d), notou-se que a Alta da Bolívia esteve configurada durante o primeiro episódio, porém, houve apenas a formação de uma crista ao longo da região de divergência associada à ZCAS, em ambos os casos. O vórtice ciclônico esteve presente nos dois episódios, destacando-se a sua atuação próximo ao litoral do Nordeste, em diferentes posições, causando a diminuição da nebulosidade principalmente sobre o leste da Bahia e norte de Minas Gerais (ver seção 4.3).

As Figuras 23e e 23f mostram a precipitação acumulada durante esses dois episódios ZCAS, com os máximos valores, acima de 200 mm, sendo observados em áreas isoladas da Região Sudeste.


[Índice]