DADOS HIDROLÓGICOS


O mês de janeiro foi marcado pela ocorrência de elevadas precipitações na maioria das bacias brasileiras. Os mais altos valores de precipitação foram observados nas bacias do Tocantins, Atlântico Norte e Nordeste, destacando-se o considerável aporte de água nos reservatórios localizados entre o médio e alto São Francisco. Ressalta-se, contudo, que os desvios nas vazões ainda não refletiram estas anomalias de chuva, o que pode vir a acontecer no próximo mês devido ao tempo de assimilação nas bacias.

A Figura 31 apresenta a localização das estações utilizadas. A evolução temporal das vazões médias observadas e os correspondentes valores Médios de Longo Termo (MLT), nestas estações, são mostrados na Figura 32. A Tabela 3 apresenta os valores das vazões médias mensais observadas e seus desvios em relação à MLT.

Os valores da estação Manacapuru-AM foram obtidos a partir de um modelo estatístico que correlaciona as cotas no Rio Negro com as vazões nesta estação. Neste mês, o Rio Negro apresentou uma cota média de 20,91 m (Figura 33), sendo a máxima de 22,41 m e a mínima de 19,28 m, superiores àquelas observadas no mês anterior.

Na bacia do Amazonas, as vazões apresentaram uma recuperação em relação ao mês anterior. Contudo, com exceção da estação Samuel-RO, os valores de vazão estiveram abaixo da MLT.

A estação de Tucuruí-PA, na bacia do Tocantins, apresentou uma vazão média mensal superior àquela observada em dezembro passado, porém inferior à MLT. O mesmo ocorreu nas estações localizadas na bacia do Rio São Francisco.

Na bacia do Paraná, a maioria das estações apresentou vazões superiores àquelas observadas no mês anterior. A exceção foi notada em Salto Santiago-PR. Considerando os correspondentes valores da MLT, ocorreram desvios negativos na parte norte desta bacia e positivos na parte sul.

A estação de Registro-SP, localizada na parte norte da bacia do Atlântico Sudeste, apresentou vazão superior ao mês anterior e desvio positivo em relação à MLT. Ressalta-se que no Vale do Itajaí predominaram desvios negativos de precipitação (Tabela 4). No extremo sul desta bacia, as estações mostraram valores inferiores aos observados no mês anterior.

Na bacia do Uruguai, a estação de Passo Fundo-RS apresentou uma vazão menor que em dezembro passado, porém superior a MLT.


[Índice]