Em janeiro, destacaram-se os vórtices ciclônicos em altos níveis que atuaram no Oceano Atlântico, preferencialmente entre a longitude 20ºW e o Nordeste do Brasil e entre 8ºS e 22ºS (Figura 30). No total, foram diagnosticados oito episódios nos oceanos Atlântico e Pacífico. Durante a ocorrência de dois episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), foi notada a interação com os VCAN’s.
No período de 01 a 03, o primeiro episódio de VCAN atuou no sul do Piauí e Maranhão e no noroeste da Bahia. O segundo episódio iniciou no dia 04 e permaneceu estacionário sobre o Atlântico, entre as latitudes 8ºS e 22ºS, conforme ilustra a Figura 30. Foram registradas chuvas que excederam à média histórica em todo o Nordeste do Brasil. Considerando os dados históricos dos últimos 42 anos, este mês de janeiro foi classificado entre os cinco mais chuvosos.
Nos dias 13 e 18 e no período de 21 a 23, os VCAN´s atuaram entre as latitudes 30ºS e 40ºS, no Oceano Atlântico. No período de 07 a 09, um VCAN atuou entre a latitude 20ºS e 30ºS no Oceano Pacífico.
[Índice]