CIRCULAÇÃO DA ALTA DA BOLÍVIA


O anticiclone em altos níveis (Alta da Bolívia) esteve presente durante quase todo o mês de janeiro. Em média, a Alta da Bolívia (AB) posicionou-se a sudoeste da costa peruana, em aproximadamente 17°S e 78°W (figura 1.2.10 ) . Em relação à posição climatológica para este mês, o anticiclone se manteve a oeste do esperado .

Do início do mês até o dia 8, o centro da Alta da Bolívia se encontrava em torno de sua posição climatológica (aproximadamente sobre a fronteira do Paraguai e da Bolívia). No dia 8, a AB se partiu em dois centros de circulação anticiclônica, um sobre a região central do Brasil e outro na costa sul do Peru. A partir desta data, a AB manteve sua posição, aproximadamente dentro do quadrante 10°S - 20°S e 70°W - 80°W, ou seja, em longitudes mais a oeste.

A formação de um cavado com eixo orientado em NW-SE, e que se estendeu desde a Região Sudeste até a Região Norte, além da penetração continente adentro do vórtice ciclônico (vórtice do Nordeste) não permitiram que a Alta Troposférica se situasse mais para leste. Desta forma, esta circulação anticiclônica não contribuiu significativamente para a organização de convecção (ver seção 2.8.3), e conseqüente, de precipitação (vide seção 2.4) sobre a Região Central do Brasil.