JATO SOBRE A AMÉRICA DO SUL


Com a estação de verão caracterizada, neste mês não houve fortes gradientes de temperatura na direção meridinal

Com a estação de verão caracterizada, neste mês não houve fortes gradientes de temperatura na direção meridinal. A corrente de jato, cujos ventos em altos níveis têm magnitude superior a 50 m/s, foi observada esporadicamente sobre o extremo sul da América do Sul.

Apenas nos dias 16, 22, 28 e 30 observaram-se ventos superiores a 65 m/s em altos níveis. No dia 16, observou-se a presença de ventos com velocidade superior a 65 m/s sobre a Cordilheira do Andes, entre as latitudes de 30°S e 45°S. No dia 22 observou-se a presença de ventos de até 75 m/s sobre o litoral da Argentina, com curvatura ciclônica. No dia 28, observou-se a presença de ventos de até 70 m/s, com curvatura ciclônica entre as latitudes de 30°S e 45°S. No dia 30 observou-se a presença de ventos de até 75 m/s, com curvatura anticiclônica, sobre o extremo sul do continente.

Neste mês o escoamento médio em altos níveis esteve praticamente zonal sobre o sul do continente, ao sul da latitude de 38°S. Entre as latitudes de 23°S e 38°S, o escoamento médio apresentou-se com curvatura levemente anticiclônica devido à presença da Alta da Bolívia (figuras 1.2.9 e 1.2.10 e seção 2.9.2).