REGIÃO NORDESTE


Durante este mês ocorreram precipitações em praticamente toda a Região

Durante este mês ocorreram precipitações em praticamente toda a Região. Os menores valores de precipitação total ocorreram no interior de Alagoas e Pernambuco, com valores inferiores a 25 mm (figura 2.7) , e também na faixa litorânea da Bahia e Sergipe, onde foram registrados valores entre 25 e 50 mm. No centro-sul do Piauí, oeste de Pernambuco e na parte central da Bahia foram registrados valores superiores a 200 mm, devido à atuação dos vórtices ciclônicos (vide seção 2.9.4). Os maiores desvios negativos foram observados no extremo sul da Bahia com 75 mm. Em Sergipe, Alagoas, centro-leste de Pernambuco, e no sul e na faixa leste da Bahia, ocorreram valores negativos entre 25 e 75 mm (figura 2.8) . Os maiores desvios positivos (com valores de 100 mm) foram encontrados no norte da Bahia e no sul do Piauí. No sul dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte ocorreram desvios positivos superiores a 75 mm.

Na Bacia do Rio Parnaíba (figura 2.9) ocorreram chuvas em praticamente todos os postos hidrométricos, com valor de 406,1 mm em Boa Esperança Jusante (A.P.), 340,8 mm em São Francisco do Piauí (M.P) e no Posto União (B.P), com 342,0 mm (tabela2.3.1).

Na Bacia do Rio São Francisco (tabela2.3.2) também ocorreram chuvas em praticamente todos os postos hidrométricos, com valor de 255,4 mm em São Francisco (A.S.F.), 228,5 mm em Gameleira ( M.S.F) e 119,4 mm em Florença (B.S.F.).