VÓRTICES CLICLÔNICOS SOBRE O NORDESTE


O último vórtice ciclônico que estava atuando no mês anterior em Tocantins, permaneceu até o dia 2 de janeiro, quando enfraqueceu.

O primeiro vórtice ciclônico do mês atuou sobre a Região, no período compreendido entre o dia 1 e o dia 14. O centro deste sistema, entre os dias 1 e 9, encontrava-se no oceano e oscilou entre 5ºS e 10ºS. Nos dias 10 e 11, o centro do vórtice deslocou-se para o interior do continente, sobre os Estados de Pernambuco e Paraíba, desintensificando-se no dia 12, no litoral de Sergipe. No dia 14, apresentou uma circulação fechada, cujo centro encontrava-se no nordeste do Estado da Bahia, desintensificando-se no dia seguinte.

Entre os dias 17 e 21 foi observado um novo vórtice ciclônico com centro entre 10ºS e 15ºS sobre o oceano, na altura do litoral da Bahia.

O terceiro vórtice ciclônico encontrava-se no dia 28, no oceano, em 8ºS e 33ºW. O seu deslocamento foi pelo interior do continente, abrangendo uma grande área da Região. No dia 31, o centro deste sistema encontrava-se em 11°S e 42°W.