Durante o mês de fevereiro atuaram quatro sistemas frontais no País, ficando este número abaixo da média histórica que são de seis sistemas. Desses quatro, apenas um apresentou propagação, enquanto os outros atuaram apenas um dia no litoral do Rio Grande do Sul e São Paulo (Figura 21).
No dia 1, observou-se a atuação de um sistema frontal no litoral do Rio de Janeiro. Este sistema, que se formou no final do mês anterior causou ventos fortes no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A frente fria deslocou-se até Vitória-ES, e, entre os dias 05 e 07, permaneceu estacionária em Salvador-BA, causando nebulosidade e chuvas isoladas no interior e litoral desta Região.
O primeiro e terceiro sistemas frontais atuaram somente um dia no litoral do Rio Grande do Sul, deslocando-se posteriormente para o oceano. No dia 12, a segunda frente fria apresentou um rápido deslocamento pelo litoral da Região Sul e, ao atingir o litoral da Região Sudeste, permaneceu semi-estacionária entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir do dia 21, o sistema frontal deslocou-se até Vitória-ES onde enfraqueceu. Na sua permanência sobre a Região Sudeste, organizou o segundo episódio de ZCAS, muita nebulosidade e chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O quarto e último sistema frontal encontrava-se no dia 27, no sul do litoral de São Paulo. Este sistema atuou somente um dia, deslocando-se para o oceano.
[Índice]