O mês de fevereiro apresentou uma diminuição das chuvas principalmente nas Regiões Nordeste e Sul do Brasil. Na Região Norte, ressalta-se a deficiência de chuvas no Pará, que iniciou em meados do ano passado. Choveu acima da média histórica na maior parte da Região Sudeste, resultando em inundações e perdas humanas e materiais, em São Paulo, e no aumento considerável do nível dos reservatórios em Minas Gerais.
Foram observados quatro episódios de frentes frias e dois episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os vórtices ciclônicos em altos níveis continuaram sendo os sistemas meteorológicos responsáveis pela redução das chuvas no Nordeste no decorrer da segunda quinzena.
A situação de energia elétrica no Brasil melhorou em todo o País, porém as condições hidrológicas na barragem de Sobradinho ainda são preocupantes. Na Região Sudeste, as vazões foram positivas em grande parte de Minas Gerais e norte de São Paulo.
O número de focos de calor aumentou no Brasil em janeiro e fevereiro deste ano, quando se compara ao mesmo período do ano passado.
[Índice]