DADOS HIDROLÓGICOS


Em fevereiro, foram registradas chuvas acima da média histórica na parte leste da bacia do Rio Amazonas, na foz da bacia do Tocantins e no oeste da bacia do Atlântico Norte-Nordeste.

A Tabela 3 mostra os valores das vazões observadas, assim como os desvios dos respectivos valores Médios de Longo Termo (MLT), para cada uma das estações identificadas na Figura 29. As evoluções temporais das observações e dos valores da MLT são mostradas na Figura 30. Os valores mostrados para a estação de Manacapuru-AM são obtidos a partir de um modelo estatístico que correlaciona os valores das cotas do Rio Negro com as vazões nesta estação. No Rio Negro, os valores das cotas continuam aumentando (Figura 31), ficando o valor médio observado (22,30 m) igual ao da MLT. O máximo valor atingido foi 22,59 m e o mínimo 22,14 m.

Na bacia do Amazonas, os valores das vazões foram maiores que os observados no mês anterior. Nas estações de Samuel-RO e Coaracy Nunes-AP, os valores observados apresentaram desvios positivos em relação à MLT. Nas estações de Manacapuru-AM e Balbina-AM, os desvios foram negativos. Nesta última estação, as vazões estão se recuperando, acompanhando a tendência da MLT.

A estação de Tucuruí-PA, na foz da bacia do Tocantins, apresentou aumento da vazão, seguindo a tendência da MLT, mas ainda, com desvios negativos.

Na bacia do Rio São Francisco, houve diminuição dos valores das vazões em virtude da redução das chuvas na Região Nordeste. Nas estações de Três Marias-MG e Sobradinho-BA, as vazões observadas apresentaram desvios negativos, quando comparados à MLT.

Na bacia do Paraná, as estações Emborcação-MG, Itumbiara-MG, São Simão-MG e Furnas-MG apresentaram valores de vazões menores aos esperados do ponto de vista climatológico. As demais estações da bacia apresentaram desvios positivos das vazões. Nas estações de Capivara-SP e Salto Santiago-PR, as vazões ultrapassaram os valores observados no mês anterior.

Na bacia do Atlântico Sudeste, na estação Registro-SP, a vazão apresentou desvio positivo. O mesmo ocorreu na parte sul nas estações Passo Fundo-RS e Passo Real-RS. Nestas duas estações, continua a diminuição nas vazões. No centro da bacia, a estação Blumenau-SC apresentou desvio negativo.


[Índice]