Oito sistemas frontais atuaram no mês de fevereiro. A média climatológica é de seis sistemas entre as latitudes 35šS e 25šS. Pode-se notar, na Figura 21, que apenas um sistema deslocou-se até o Rio de Janeiro e dois até São Paulo. As frentes frias associaram-se a sistemas de baixa pressão, intensificando a formação de áreas de instabilidade no interior do continente, em particular na Região Sul, onde as chuvas foram mais intensas e ficaram acima da climatologia. Devido à atuação dos vórtices ciclônicos, a maioria das frentes frias afetou apenas a Região Sul.
O último sistema frontal do mês anterior continuou atuante nos dias 01 e 02 de fevereiro, sobre o litoral de Santos-SP, causando áreas de instabilidade em pontos isolados. Esta frente fria deslocou-se para o oceano no dia 03.
Nos dias 03 e 06, observou-se a atuação de dois sistemas frontais de fraca intensidade. Estes sistemas atuaram somente um dia, em Porto Alegre-RS, deslocando-se posteriormente para o oceano.
O terceiro sistema frontal ingressou no litoral de Porto Alegre-RS, no dia 08, deslocando-se até Florianópolis-SC, onde enfraqueceu. Ressalta-se que, no dia anterior, houve a formação de intensa atividade convectiva sobre a Região Sul e o sul de São Paulo, associada à formação de ciclogênese em superfície e à atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis (ver seção 4.3).
No dia 11, o quarto sistema frontal encontrava-se em Santa Vitória do Palmar-RS e apresentou rápido deslocamento até Iguape-SP, onde enfraqueceu. Esta frente fria organizou áreas de instabilidade no litoral de Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo.
O quinto sistema frontal configurou-se no dia 16, associado à formação de outra ciclogênese no Rio Grande do Sul. Este sistema teve um rápido deslocamento até o Rio de Janeiro, dirigindo-se para o oceano no dia 18.
A sexta frente fria originou-se de uma ciclogênese que ocorreu no dia 19 e foi intensificada pela passagem do jato subtropical e pela formação de um vórtice ciclônico em altos níveis. Esta interação causou chuvas fortes no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná (ver seção 4.1). No dia 20, a frente fria foi observada em Porto Alegre-RS e deslocou-se até Santos-SP, no dia 22, ainda associada ao vórtice ciclônico em altos níveis.
O sétimo sistema frontal foi registrado no litoral de Florianopólis-SC, no dia 25. Este sistema, deslocou-se até Iguape-SP, organizando nebulosidade e chuvas fracas. No dia 20, o último sistema frontal do mês atuou no litoral do Rio Grande do Sul.
[Índice]