As quatro massas de ar frio que ingressaram no País causaram, em sua maioria, um leve declínio de temperatura no litoral da Região Sudeste.
A primeira massa de ar frio teve a sua trajetória continental e ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul no dia 01. Este anticiclone estendeu-se pelo oeste da Região Centro-Oeste e sul do Acre. No dia 02, houve um declínio de temperatura de até 3ºC nas localidades da Região Centro-Oeste e no Rio Grande do Sul. Valores inferiores a 10ºC foram registrados em Santa Vitória do Palmar-RS. Neste dia, também foram registradas as menores temperaturas nas localidades de Cárceres-MT, Diamantino-MT e Ivinhema-MS, cujos valores estiveram entre 18ºC e 20ºC. A partir do dia 04, o centro do anticiclone encontrava-se no oceano, atuando no litoral da Região Sul e no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. No período de 06 a 09, o anticiclone permaneceu sobre o oceano, causando leve declínio de temperatura no litoral da Região Sudeste.
No período de 11 a 13, uma segunda massa de ar frio atuou no oeste do Rio Grande do Sul e da Região Centro-Oeste. Entre os dias 14 e 16, o núcleo do anticiclone atuou somente no litoral sul do Rio Grande do Sul. O terceiro anticiclone atuou no dia 22, no extremo sul do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o oceano no dia seguinte. No dia 26, o quarto anticiclone ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o oceano no dia 28.
[Índice]