SUMÁRIO


O mês de fevereiro foi caracterizado pela ocorrência de pouca chuva e temperaturas elevadas em grande parte do País. Na Região Sul, o déficit de precipitação foi mais acentuado em relação aos meses de janeiro e dezembro passados, agravando a seca no Rio Grande do Sul. Na Bahia e no norte da Região Sudeste, as chuvas ficaram acima da média e estiveram associadas ao posicionamento da ZCAS.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) continuou acima da média histórica no Pacífico Equatorial Oeste, porém a ocorrência de valores abaixo da média, desde as adjacências da América do Sul até aproximadamente 120ºW, evidenciou o enfraquecimento do fenômeno El Niño e sua transição para uma fase de neutralidade no Pacífico Equatorial.

Choveu pouco na maior parte das bacias brasileiras, com predominância de anomalias negativas. A exceção foi notada na bacia do Atlântico Leste e em algumas regiões na bacia do Amazonas, onde choveu acima da média histórica.

O número total de queimadas diminuiu 65% em relação ao mês anterior. Contudo, em relação ao mesmo período de 2004, os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná apresentaram aumento de focos entre 25% e 135%.


[Índice]