DADOS HIDROLÓGICOS


Em março, as chuvas foram mais acentuadas na parte sul das bacias do Amazonas e do Tocantins, na bacia do Atlântico Norte-Nordeste e no norte da bacia do Paraná.

Na Tabela 3, são mostrados os valores das vazões de alguns postos localizados nas bacias hidrográficas ilustradas na Figura 29 e os correspondentes desvios em relação aos valores Médios de Longo Termo (MLT). Na Figura 30, são apresentadas as evoluções temporais das observações e dos valores da MLT para cada um dos postos. Os valores mostrados para a estação Manacapuru-AM, são obtidos a partir de um modelo estatístico, correlacionando os valores das cotas do Rio Negro com as vazões nesta estação.

As cotas do Rio Negro apresentaram um valor médio igual a 23,21 m (Figura 31), maior que o observado no mês anterior. O máximo valor atingido foi 23,94 m e o mínimo 22,62 m.

Na bacia do Amazonas, as vazões foram superiores aos valores observados no mês anterior em quase todas as estações. As estações Balbina-AM e Manacapuru-AM, na parte norte da bacia, apresentaram desvios negativos das vazões, como resultado das chuvas abaixo da média histórica. Nas estações Samuel-RO e Coaracy Nunes-AP, as vazões apresentaram desvios positivos em relação à MLT.

Na bacia do Rio São Francisco, as vazões continuam diminuindo. Na estação de Sobradinho-BA, a vazão observada além de ter sido inferior ao valor observado no mês anterior também apresentou elevado desvio negativo, quando comparada à MLT.

Na bacia do Paraná, todas as estações, com exceção de Xavantes-SP e Salto Santiago-PR, apresentaram desvios negativos em relação à MLT. As estações Emborcação- MG, Itumbiara-MG e São Simão-MG apresentaram valores de vazões similares às observadas no mês anterior e abaixo dos valores climatológicos. Na estação Capivara-SP, a vazão diminuiu devido à redução das chuvas nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Na parte norte da bacia do Atlântico Sudeste, a estação Registro-SP apresentou uma acentuada diminuição da vazão observada em relação ao mês anterior, assim como em relação à MLT. Na estação de Blumenau, no Vale do Itajaí, a vazão excedeu o valor observado no mês anterior e apresentou desvio positivo de precipitação (Tabela 4). Nas estações Passo Fundo-RS e Passo Real-RS, apesar das vazões continuarem diminuindo em relação ao mês anterior, excederam à MLT.


[Índice]