FÓRUM DE PREVISÃO


Tradução do texto divulgado pelo Centro de Previsão Climática do Centro Nacional para Previsão Ambiental, Washington D.C - EUA.

"Durante março persistiu as condições de episódio frio, enquanto os ventos de leste em baixos níveis permaneceram mais fortes que o normal sobre todo o Pacífico Equatorial, e a convecção permaneceu menos intensa que o normal sobre o Pacífico Equatorial Central.

Consistente com estes padrões atmosféricos, as temperaturas da superfície do mar permaneceram abaixo do normal e a inclinação da termoclina esteve maior que o normal no Pacífico Equatorial Central. De uma maneira geral estas condições de episódio frio provavelmente continuarão nos próximos meses, mas a perspectiva para longo-prazo não está clara devido à considerável variabilidade entre os modelos de previsão estatística e numérica, e devido à baixa confiabilidade das previsões feitas nesta época do ano. Por exemplo, a técnica de modelagem inversa linear indica um rápido retorno aos níveis normais da TSM por volta do meio do ano e condições próximas do normal depois disso. A Análise de Correlações Canônicas (ACC) indica ainda um gradual aquecimento com um retorno às condições próximas da normal por volta do final de 1996. Entretanto, recentemente as três previsões sazonais produzidas por ACC tem sido também de aquecimento. Ambas as versões do modelo acoplado do NCEP indicam um aquecimento em todo o Pacífico Tropical com as TSMs pró,ximas do normal no Pacífico Equatorial Leste e um retorno das anomalias positivas de TSM ao longo do equador na vizinhança da linha-de-data durante o final da metade de 1996. Em contraste, as duas versões do modelo do Lamont Doherty Earth Observatory (LDEO) continuaram a mostrar condições de episódio frio até o começo de 1997.

Os padrões persistentes de aumento de ventos de leste em baixos níveis e anomalias negativas de TSM próximo à linha-de-data, junto com as previsões do modelo estatístico e do modelo numérico acoplado (oceano/atmosfera), ajuda a continuação das condições de episódio frio fraco durante os próximos três a seis meses."


[Índice]