ESTAÇÃO CHUVOSA DO NORTE DO NORDESTE EM 1996
a) Resultado do Modelo de Previsão Climática do CPTEC - ainda em caráter experimental - para a estação chuvosa do norte do Nordeste brasileiro.
O resultado obtido pelo modelo do CPTEC, integrado com anomalia de TSM de março de 96, continua indicando desvios negativos de precipitação sobre o norte do Nordeste, e desvios da ordem de -0,5 mm/dia, para todo o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e norte do Piauí, para o período de abril a junho. Nas demais áreas do norte do Nordeste, o modelo indica índices normais de precipitação.
b) Resultado do modelo de previsão climática do Instituo Scripps de Oceanografia, Califórnia, EUA.
O modelo de previsão climática do Instituto Scripps em caráter experimental, integrado com anomalias de março de 1996, indica precipitações próximas da média climatológica em todo o norte do Nordeste para os meses de maio a julho.
c) Previsão climática para a estação chuvosa do norte do Nordeste para o ano de 1996.
A perspectiva climática para o setor norte do Nordeste Brasileiro, discutida em reunião de análise climática, em Fortaleza, entre os dias 11 e 12 de abril é de que:
As condições oceânicas e atmosféricas observadas durante o mês de março, favorecem à manutenção das chuvas do setor norte do Nordeste, região que tem período chuvoso de fevereiro a maio. Estas precipitações deverão ser próximas da média climatológica. Sendo assim, descarta-se a possibilidade de ocorrência de um período extremamente seco ou extremamente chuvoso neste setor.
De acordo com este quadro, as Regiões mais beneficiadas deverão ser a parte norte do setor, que compreende o centro-norte dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e todo o estado do Rio Grande do Norte.
No centro-sul dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Centro-Oeste da Paraíba e Pernambuco, as precipitações poderão ficar ligeiramente abaixo da média climatológica destas regiões. Também não se descarta a possibilidade da ocorrência de pequenos períodos de estiagem, nesta estação chuvosa, além de uma má distribuição espacial das chuvas.
d) Previsão climática para a estação chuvosa do semi-árido brasileiro, fornecida pelo Dr. Stefan Hastenrath da Unviversidade de Wisconsin - Madison, EUA.
O texto referente a este item foi divulgado no Climanálise de Janeiro de 1996.
[Índice]