As massas de ar frio que ingressaram no sul do País foram de fraca intensidade e tiveram a sua trajetória pelo oceano. Houve um declínio de temperatura e geadas fracas na Região Sul, principalmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nos períodos de 11 a 15 e 16 a 19, observou-se a entrada de massas de ar frio que, ao atingirem o Rio Grande do Sul, deslocaram-se para o oceano atingindo o litoral da Região Sudeste. Nos setores sudoeste e sul do Rio Grande do Sul, foi registrada temperatura mínima de até 10ºC, no dia 11. Em Campos do Jordão-SP, registrou-se 3ºC no dia 14. Outro anticiclone atingiu o centro-sul do Rio Grande do Sul, no dia 20, quando se deslocou para o oceano.
A última massa de ar frio teve a sua trajetória pelo interior do continente no dia 24, atingindo toda a Região Sul e oeste da Região Centro-Oeste. Nos dias 25 e 26, deslocou-se para o litoral da Região Sudeste. Nas localidades de Uruguaiana e Santana do Livramento, as temperaturas mínimas estiveram em torno de 10ºC.
[Índice]