SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


Sete sistemas frontais atuaram no mês de abril, sendo a média climatológica igual a seis sistemas, entre as latitudes 20šS-25šS. Estes sistemas deslocaram-se pelo Rio Grande do Sul e atingiram os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, pelo litoral. Houve ocorrência de três ciclogêneses, na altura do litoral do Rio Grande do Sul, que causaram chuvas e ventos fortes. A terceira frente fria foi a única a atingir o litoral sul da Bahia.Figura 19

No dia 2, o primeiro sistema frontal encontrava-se na altura do litoral de Santos-SP, influenciando, também, as localidades de Catanduva-SP e Cuiabá-MT. Este sistema deslocou-se até Campos-RJ, desviando-se para o oceano no dia 5.

O segundo sistema frontal atingiu o interior e o litoral do Rio Grande do Sul no dia 6. Este sistema se deslocou pelo litoral, atingindo a cidade de Cabo Frio-RJ no dia 9, quando se desviou para o oceano.

Um jato em baixos níveis e a passagem de um vórtice ciclônico em altos níveis, no oeste de São Paulo e Paraná, contribuíram para que ocorresse uma ciclogênese e frontogênese no litoral do Rio de Janeiro, originando a terceira frente fria. Esta frente deslocou-se até Ilhéus-BA, causando, porém, pouca nebulosidade nesta região.

A quarta frente fria teve um deslocamento pelo interior da Região Sul e, pelo litoral, deslocando-se até Iguape-SP no dia 16. Este sistema causou chuvas no sul do País, e nebulosidade nas demais regiões.

No dia 19, o quinto sistema frontal atingiu o interior (Rio Grande do Sul) e o litoral da Região Sul, associado a um sistema de baixa pressão em superfície. Ao atingir Santos-SP, no dia 23, desviou para o oceano.

O sexto sistema frontal atingiu o interior e o litoral do Paraná no dia 24. Este sistema deslocou-se até Iguape-SP, voltando a atuar sobre o litoral de Florianópolis-SC e Torres-RS nos dias 26 e 27. Embora o sistema frontal não tenha atuado diretamente no interior do País, houve organização de áreas isoladas de instabilidade no interior do Mato Grosso, com o registro de elevados totais diários de precipitação na cidade e no aeroporto de Cuiabá-MT, respectivamente iguais a 129,0 mm e 81,0 mm no dia 25.

O sétimo e último sistema frontal do mês teve um deslocamento pelo oceano, influenciando com aumento da nebulosidade, a cidade de Iguape-SP no dia 29.


[Índice]