Climatologicamente, a ZCIT apresenta o máximo deslocamento para sul nos meses de outono. Contudo, a análise dos mínimos valores de ROL (Figura 21) e dos campos médios diários de temperatura de brilho mínima (Figura 22), no Atlântico Equatorial, mostrou que a ZCIT apresentou um posicionamento médio ligeiramente ao norte de 3šS. Como resultado, ocorreram anomalias negativas de precipitação no sertão do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O posicionamento preferencial da ZCIT sobre o noroeste da Região Nordeste, associado à atuação de vórtices ciclônicos e cavados em altos níveis, foi responsável pelas anomalias positivas de precipitação sobre o norte do Maranhão e Ceará (ver seção 2.1).
Análises adicionais (não mostradas) indicaram intensa convergência do escoamento em superfície, sobre o norte do Maranhão, nas pêntadas 06 a 10, 11 a 15 e 16 a 20. Foi notável a forte atividade convectiva das linhas de instabilidade entre o Pará e Ceará nestes períodos, com a ocorrência de totais de precipitação acumulados superiores a 150 mm. Uma configuração de banda dupla da ZCIT foi notada nas pêntadas 01 a 05 e 26 a 30.
[Índice]