DADOS HIDROLÓGICOS


As vazões médias observadas e os correspondentes valores Médios de Longo Termo (MLT), para as estações plotadas na Figura 29, são mostrados na Tabela 3. Na Figura 30, são apresentadas as evoluções temporais das observações e dos valores da MLT para cada um dos postos.

As vazões apresentadas para a estação Manacapuru-AM são estimativas da vazão do Rio Solimões, a partir do modelo estatístico que relaciona vazões e cotas médias mensais do Rio Negro (Figura 31). As cotas do Rio Negro apresentaram um valor médio igual a 24,97 m, superior ao observado no mês anterior, mas semelhante à climatologia O máximo valor atingido foi 25,92 m e o mínimo 24,00 m.

Na bacia do Amazonas, as vazões foram superiores às observadas no mês anterior em todas as estações. Na estação Samuel-RO, a vazão observada excedeu o correspondente valor da MLT, enquanto que, na estação Balbina-AM, o desvio foi negativo. As estações Manacapuru-AM e Coaracy Nunes-AP apresentaram valores próximos à climatologia. Na estação Tucuruí-PA, na foz da bacia do Tocantins, os valores foram próximos à MLT. De modo geral, manteve-se a tendência de aumento das vazões em relação ao mês anterior.

Na bacia do Rio São Francisco, na estação Sobradinho-BA, observou-se um incremento no valor da vazão em relação ao mês anterior, mantendo-se, contudo, o desvio negativo em relação à MLT. Na estação Três Marias-MG, também se observou um desvio negativo da vazão, quando comparada ao valor da MLT.

Na bacia do Paraná, com exceção da estação Capivara, as vazões observadas diminuíram relativamente ao mês anterior, seguindo a tendência das MLT correspondentes. As estações Ilha Solteira-SP, Xavantes-SP e Capivara-SP apresentaram valores de vazões superiores à climatologia. Nas estações Água Vermelha-SP e São Simão, os valores de vazões foram similares aos da MLT. Nas estações restantes, os desvios foram negativos quando comparados aos valores da MLT.

Na bacia do Atlântico Sudeste, todas as estações, com exceção de Passo Real-RS, apresentaram desvios negativos em relação à MLT. Em todas as estações, os valores das vazões observadas foram menores aos do mês anterior.


[Índice]