MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Foram observadas três massas de ar frio entre os dias 06 e 24 de maio de 2003. A segunda massa de ar frio foi a mais intensa e proporcionou os mais baixos valores de temperatura mínima no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A formação de um anticiclone, com magnitude em seu centro igual a 1020 hPa, foi observada na altura do litoral de Santa Catarina nos dias 06, 07 e 08. A massa de ar frio associada causou o declínio da temperatura desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro.

A partir do dia 10, uma nova massa de ar frio continental ingressou pelo oeste da Região Sul, estendendo-se nos dias 11 a 14 para as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte. No dia 14, o anticiclone deslocou-se para o oceano, permanecendo com dois centros - um na altura do litoral entre Santa Catarina e Paraná e outro entre as latitudes 40ēS e 45ēS - até o dia 17. Foram registradas as mais baixas temperaturas mínimas no dia 13: em Santa Maria (6,8ēC), em Uruguaiana (8,3ēC) e em Iraí (5,6ēC), no Rio Grande do Sul e na cidade de Indaial ( 2,7ēC), em Santa Catarina. Em Campo Mourão, no Paraná, a temperatura mínima foi de 6,6ēC. Na Região Sul, o declínio nos valores de temperatura mínima foi da ordem de 6,0ēC a 9,0ēC.

No dia 19, uma nova massa de ar frio ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No dia seguinte, o centro do anticiclone encontrava-se no setor central do Rio Grande do Sul. O declínio da temperatura mínima foi observado em algumas localidades, no dia 20, com valores entre 6,0ēC a 9,0ēC. Em Santa Maria, a temperatura mínima registrada no dia 19 foi igual a 16,4ēC, passando a 8,8ēC no dia seguinte; em Foz do Iguaçú-PR, a temperatura mínima foi de 14,4ēC, registrando-se 9,6ēC no dia 20; e, em Ivinhema-MS, a temperatura mínima foi de 19,0ēC, no dia 19, e 13,4ēC no dia seguinte. Em Minas Gerais, houve um decréscimo na temperatura, porém os registros foram superiores a 10ēC. Neste período, esta massa de ar frio apresentou um deslocamento para o oceano, permanecendo na altura do litoral de Santa Catarina até o dia 24.


[Índice]