QUEIMADAS NO BRASIL


O cenário das grandes queimadas em Roraima, observado ao longo do primeiro trimestre, terminou, mas ainda foram observados alguns focos em abril de 2003. Nesse Estado, foram registrados cerca de 480 focos contra 2.400 focos observados no mês anterior. Em 2002, estes números foram iguais a 40 e 850 focos de calor, respectivamente. Climatologicamente, o início da estação chuvosa no extremo norte do Brasil marca o final do período de queimadas neste Estado.

No contexto nacional, o mês de abril apresentou cerca de 1.875 focos (Figura 32), valor bastante próximo aos 1.682 focos observados em 2002. Ressalta-se que, abril de 2003 foi um mês relativamente chuvoso em áreas no norte do País, porém, continuou apresentando baixos índices pluviométricos em Roraima.

Os focos ocorreram principalmente em Roraima, Mato Grosso (Brasnorte, Nova Maringá, Querência, Sorriso), Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia. Com exceção de Roraima, houve redução ou estabilidade no padrão das queimadas em relação ao ano passado.

Em Roraima, a maioria dos focos ocorreu nas duas primeiras semanas, e, segundo imagens Landsat/TM, também em áreas florestais. Os municípios mais afetados foram Iracema, Caracaraí, Alto Alegre, Bonfim e Cantá. Algumas áreas indígenas atingidas em Roraima foram: Manoa/Pium, São Marcos, Trombetas, Mapuera, Yanomami, São Luiz, Canauanim, Jacamim e Raposa Serra do Sol.

Outras unidades no País que entraram em alerta e foram monitoradas pelo IBAMA foram: Estação Ecológica de Murici, em Alagoas; Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia; Parque Nacional de Serra da Canastra, Parque Nacional Grande Sertão Veredas e Serra do Curral, em Minas Gerais; Reserva Biológica do Rio Trombetas e Floresta Nacional Saracá/Taquera, no Pará; Parque Nacional da Serra das Confusões e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no Piauí; Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins, em Tocantins; Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro; e Reserva Ecológica Raso da Catarina, em Roraima


[Índice]