Seis massas de ar frio ingressaram no País. Em geral, essas massas de ar frio foram de fraca intensidade, com exceção da última que atuou em quase todas as regiões do Brasil, causando geadas no sul e declínio acentuado de temperatura nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste e no sul das Regiões Nordeste e Norte (Friagem).
A primeira massa de ar frio ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul no dia 03, deslocando-se para leste e posicionando-se sobre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no dia seguinte. No dia 05, o anticiclone associado encontrava-se no oceano, causando declínio de temperatura no litoral da Região Sul e no litoral do Estado de São Paulo entre os dias 05 e 06. A temperatura mínima registrada em Santa Maria-RS foi igual a 8,5ºC no dia 4.
No dia 08, a segunda massa de ar frio atuou no extremo sul do Rio Grande do Sul, deslocando-se, posteriormente, para o oceano. Esta massa de ar frio, embora posicionada sobre o oceano, causou um leve declínio de temperatura na faixa litorânea da Região Sudeste e na Bahia.
Uma nova massa de ar frio ingressou no dia 12, no sul do Rio Grande do Sul, estendendo-se pelo litoral da Região Sul e deslocando-se para o oceano.
No dia 15, a quarta massa de ar frio continental ingressou pelo oeste da Região Sul, onde permaneceu até o dia seguinte. No dia 17, afetou a Região Sul e o Estado de São Paulo. Embora com centro sobre o oceano, causou declínio de temperatura desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.
A quinta massa de ar frio encontrava-se no dia 21 sobre a Região Sul. Nos dias 22 e 23, afetou com temperaturas baixas o litoral da Região Sul.
No dia 25, a sexta e última massa de ar frio continental, a mais importante do mês, teve sua trajetória por quase todas as regiões do País. Foram registrados episódios de geada na Região Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e acentuado declínio de temperatura no Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. O anticiclone associado atuou até o dia 28. Os maiores declínios de temperatura mínima ocorreram nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Em Rio Branco-AC, a temperatura mínima registrada no dia 25 foi de 22,2ºC, passando a 16ºC no dia 26 e 15,4ºC no dia 27. Na cidade de Cirunepe-AM, houve declínio de 7ºC dia 26 para o dia 27. Em Santa Vitória do Palmar-RS, registrou-se 14,3ºC no dia 24, passando a 6,8ºC no dia 25 e 5,9ºC no dia 27, o mais baixo valor registrado no mês. Em São Luiz Gonzaga-RS, o declínio foi de aproximadamente 9ºC do dia 24 para o dia 25, sendo a mínima absoluta igual a 7,6ºC no dia 26. A temperatura mínima atingiu 12,3ºC em Campo Grande-MS, no dia 26, e 13,6ºC em Vilhena-MT, no dia 27. Em Rio Grande-RS, a mais baixa temperatura registrada no mês ocorreu no dia 27, igual a 6,9ºC. Em Londrina-PR, registrou-se temperatura mínima de 11,2ºC no dia 30.
[Índice]