O mês de maio começou com chuvas no sul e oeste do Rio Grande do Sul. No dia 03, uma alta pressão deslocou-se zonalmente atingindo somente o extremo sul do Rio Grande do Sul, com pequena queda de temperatura.
A primeira massa de ar de origem polar, com maior intensidade, penetrou pelo oeste do Rio Grande do Sul, no dia 05, e trouxe declínio de temperatura de 12ºC no sudoeste deste Estado, nesse dia, e de 8ºC, no dia 06, em todo o Estado. Ainda no dia 6, ocorreu penetração de ar frio no sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná e de São Paulo. No dia 07, essa massa de ar declinou as temperaturas em todo o Paraná. No sul do Mato Grosso do Sul as temperaturas chegaram aos 12ºC. Essa massa de ar frio trouxe geada fraca para a cidade de São Joaquim - SC.
No dia 08, uma nova massa de ar frio penetrou novamente pelo oeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas permaneceram baixas na Região Sul declinando mais 8ºC neste Estado. Neste dia, foram observadas geadas fracas nas áreas serranas da Região, especialmente nas cidades de Bom Jesus e Cambará, sul no Rio Grande do Sul, em São Joaquim-SC e em Lages-PR. No dia 9, essa massa avançou para a Região Sul, com pressão de 1020 hPa e provocou novamente geadas fracas nas áreas serranas da Região e também em Irati-SC e Campos Novos- RS.
No dia 10, outra massa de ar de origem polar, com centro de 1026 hPa, deslocou-se zonalmente pelo Rio Grande do Sul, alongando-se de sul a oeste, com nova queda de temperatura. No dia seguinte, essa massa de ar frio perdeu as características e deslocou-se para o oceano. Mesmo assim, como a Região Sul ainda estava com temperaturas baixas, foram registradas geadas fracas novamente nas áreas serranas da Região e em Campos Novos-RS. No dia 13, essa mesma massa de ar frio e seco favoreceu a formação de geada fraca em Campos do Jordão-SP.
No dia 14, uma outra massa de ar frio de origem polar surgiu no centro da Argentina, mas deslocou-se para o oceano no dia 15.
A formação de uma ciclogênese no oceano, entre os dias 16 e 17, trouxe chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e proporcionou entrada de ar frio de uma nova massa de ar sobre a Argentina no dia 18. As temperaturas declinaram, chegando a 12ºC no Rio Grande do Sul e 14ºC no Mato Grosso do Sul, no dia 19. Esta massa de ar frio se deslocou para o oceano no dia 21.
Uma nova massa de ar frio penetrou no sul do Rio Grande do Sul, no dia 26. No dia 27 e 28, essa massa de ar invadiu todo o Rio Grande do Sul, com queda de temperatura que chegou a 8ºC na Região, e com declínio acentuado de temperatura no sul do Mato Grosso do Sul e oeste e sul de São Paulo. No dia 29, esta massa de ar se deslocou para o oceano, mas mesmo assim as temperaturas permaneceram baixas em toda a Região Sul e em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esta massa de ar frio foi a mais intensa do mês e provocou formação de geadas nos dias 27 a 30 em praticamente toda a Região Sul. A Tabela 2.7.2 mostra as localidades das geadas, dias e intensidade.
No dia 31, uma nova massa de ar frio invadiu a Região Sul pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas voltaram a declinar. Esta massa de ar provocou geadas no início de junho, na Região.
[Índice]