Seis sistemas frontais atuaram no País, representando o comportamento da média climatológica, que é de seis para este mês. Quatro frentes frias atingiram latitudes acima de 20šS e cinco frontogêneses e ciclogêneses ocorreram na Região Sul (Figura 2.7.1).
O primeiro sistema frontal atuou no dia 2 no sul do País. Esta frente fria teve um deslocamento tanto pelo litoral como pelo interior das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Pelo litoral, deslocou-se até Ilhéus-BA onde enfraqueceu. Durante a sua trajetória causou apenas nebulosidade, exceto no sul do Rio Grande do Sul, onde foram registradas chuvas e ventos intensos.
A segunda e a quinta frentes frias causaram nebulosidade apenas no litoral de Florianópolis-SC, deslocando-se para o oceano.
No dia 16, a terceira frente fria interagiu com um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, intensificando-se e originando uma frontogênese e ciclogênese no oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Este sistema se deslocou pelo interior da Região Sul e pelo litoral, e atingiu Aracaju-SE, deslocando-se no dia 22 para o oceano. O sistema causou chuvas somente no sul do País, e nas outras regiões houve apenas nebulosidade.
O quarto sistema frontal deslocou-se pelo oceano, vindo do sul, e ao atingir o litoral norte do Estado de São Paulo causou nebulosidade até o litoral da Bahia, deslocando-se no dia 23 para o oceano.
No dia 26, o quinto e último sistema frontal teve um deslocamento somente pelo litoral. No dia 30, encontrava-se fraco na altura do litoral de Salvador-BA, apesar da faixa de nebulosidade associada à frente fria, estar bastante intensa no oceano. Na sua trajetória, causou chuvas fracas na Região Sul e nebulosidade nas demais regiões.
[Índice]