As massas de ar frio que ingressaram na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul foram moderadas, exceto uma que ocorreu na segunda quinzena e causou o declínio de temperatura no sul da Região Norte e em parte da Região Nordeste.
A última massa de ar frio do mês de abril continuou atuando no primeiro dia de maio sobre a Região Sul, deslocando-se para o oceano no dia 2.
Duas massas de ar frio atuaram no período de 03 a 07 de maio. Estas massas de ar frio causaram declínio de temperatura no Rio Grande do Sul.
No período de 08 a 10, a terceira massa de ar frio atuou no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, deslocando-se para o oceano.
A quarta massa de ar frio atuou entre os dias 21 a 26. Esta massa de ar frio foi a mais intensa do mês e atingiu quase todo o País, causando declínio acentuado de temperatura nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da Região Nordeste. No sul da Região Norte, a incursão deste anticiclone frio causou o fenômeno conhecido por Friagem. Na cidade de Tarauacá-AM, registrou-se temperatura mínima igual a 19,3ºC no dia 23.
Entre os dias 22 e 23, as temperaturas mínimas diminuiram cerca de 3ºC a 5ºC nas localidades de Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande-MS e Vilhena-MT.
A última massa de ar frio ingressou no Rio Grande do Sul nos dias 29 a 31.
Foi observada a ocorrência de fracos episódios de geada no município de São Joaquim-SC, nos dias 04 e 17 de maio.
[Índice]