Na maior parte do mês, predominou a atuação de vórtices ciclônicos e cavados em altos níveis, próximo à Região Nordeste do Brasil. Estes sistemas inibiram a formação de aglomerados de nuvens, ao longo da costa leste desta Região, e a atuação de LIs, ao longo da costa norte. Consequentemente, houve uma diminuição na ocorrência de chuvas no decorrer do segundo mês mais chuvoso no leste da Região Nordeste.
No período de 03 a 16 de maio, predominou a atuação de cavados em altos níveis, oscilando sobre as Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e oceano adjacente. Os vórtices ciclônicos em altos níveis configuraram-se sobre o oceano a partir do dia 19 (Figura 27). No dia 31, o VCAN atuou na costa norte da Região Nordeste, em conjunto com a formação de um distúrbio de leste (ver seção 3.3.3).
A atuação de vórtices ciclônicos nas latitudes extratropicais ocorreu em dois períodos no final do mês. O centro destes vórtices posicionou-se sobre o oceano, na altura do litoral das Regiões Sudeste e Sul do Brasil.
No período de 14 a 17 e no dia 24, observou-se a atuação de dois vórtices ciclônicos no sul da América do Sul. O primeiro deslocou-se do oceano até o sul da Argentina. O segundo posicionou-se sobre o Oceano Pacifico, em 85ºW e 35ºS.
[Índice]