Cinco massas de ar frio ingressaram no País. A maior parte dos anticiclones tiveram sua trajetória continental, causando declínio de temperatura em quase todas as regiões do Brasil. No sul da Região Norte, ocorreram três episódios de friagem, nos dias 04, 15 e 25 de maio.
A última massa de ar frio de abril continuou avançando pelo oeste da Região Sul no primeiro dia de maio, deslocando-se para as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Região Norte no período de 02 a 05. Nas cidades do Paraná, as menores temperaturas foram registradas neste período. No dia 02, registrou-se temperatura mínima igual a 4,7ºC em Foz do Iguaçú-PR e, no dia seguinte, 3,4ºC em Campo Mourão-PR. No dia 04, registraram-se 10,1ºC em Votuporanga-SP e 0,2ºC em Campos do Jordão-SP, onde houve formação de geada nos pontos mais altos. Neste mesmo dia, a temperatura mínima no aeroporto de Poços de Caldas-MG foi de 1ºC e, no Vale do Paraíba, em São Paulo, os aeroportos registraram temperatura entre 8ºC e 9ºC. O aeroporto em Pirassununga, interior de São Paulo, que registrou 3ºC. Em Tarauaca-AC, a temperatura mínima foi de 18,7ºC, também no dia 04.
No dia 06, a primeira massa de ar frio avançou pelo interior da Região Centro-Oeste e pelo litoral das Regiões Sul e Sudeste, permanecendo até o dia 10. Em Franca-SP, a temperatura mínima foi de 10,8ºC, no dia 06.
A segunda massa de ar frio ingressou no sul do País, no dia 11, atuando em quase todo o território brasileiro até o dia 15. O anticiclone associado deslocou-se desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Nos dias 16 a 19, o anticiclone permaneceu no litoral da Região Sudeste. Em Vilhena-RO e Vera Gleba Celeste-MT registraram-se temperaturas mínimas iguais a 11,2ºC e 14ºC, respectivamente, no dia 13. Em Catanduva-SP, a temperatura mínima foi de 8,7ºC, no dia 15. Em Tarauaca-AC, registrou-se 14,5ºC, no dia 15. A mais baixa temperatura, igual a 0,8ºC, ocorreu em Cruzeiro-SC.
No dia 20, a terceira massa de ar frio continental ingressou no Rio Grande do Sul, deslocando-se para a Região Sudeste e Centro-Oeste e sul da Região Norte, nos dias subseqüentes. No dia 24, o centro do anticiclone associado encontrava-se no oceano. Os dias 22 e 23 foram os mais frios. No dia 22, houve registro de 2,3ºC na cidade de Santa Vitória do Palmar, 0,9ºC em Santa Maria-RS, 2,6ºC em Uruguaiana, e 2.4ºC em Bom-Jesus todas no Rio Grande do Sul (dados do INMET). Na cidade de Cambará-RS, a mínima registrada foi de -0,3ºC. Houve formação de geada na região serrana e também no interior gaúcho. Na grande Porto Alegre, registraram-se as menores temperaturas do ano e a primeira ocorrência de geada de 2006 (Fonte: MetSul).
A quarta massa de ar frio ingressou no sul do País, no dia 29, atuando no litoral sul do Rio Grande do Sul e deslocando-se posteriormente para o oceano.
A quinta e última massa de ar frio ingressou no sul do Rio Grande do Sul, no dia 31.
[Índice]