Em maio, seis sistemas frontais atuaram no Brasil, ficando este número dentro da média climatológica (Figura 22). A ocorrência de vórtices ciclônicos e cavados em altos níveis sobre o oceano, próximo à Região Sul, contribuiu para a formação de três ciclogêneses.
O sistema frontal que atuou no último dia de abril encontrava-se no dia 01 em Ubatuba-SP. Pelo interior, a frente avançou até Franca-SP e Campo Grande-MS. No interior, esta frente causou pouca nebulosidade e, no litoral, chuva de fraca intensidade.
No dia 01, houve a configuração de um sistema de baixa pressão no litoral de Florianópolis-SC, cujo centro de 1002 hPa encontrava-se na altura da Bacia do Prata, na Argentina. Este sistema originou uma ciclogênese que causou ventos fortes no litoral do Uruguai e no Rio Grande do Sul-RS. O sistema frontal associado uniu-se à frente fria que estava sobre o oceano e deslocou-se, pelo litoral, até Ilhéus-BA. Pelo interior, esta frente fria proporcionou aumento da nebulosidade e o anticiclone pós-frontal causou declínio acentuado de temperatura (ver seção 3.2).
O segundo sistema frontal configurou-se a partir de uma ciclogênese que se formou adjacente ao litoral da Região Sul, entre os dias 09 e 10, e foi intensificado pelo vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera. Esta frente deslocou-se desde Ubatuba-SP até o litoral de Sergipe e, pelo interior, atuou desde Minas Gerais até o sul do Pará. No dia 16, esta frente fria posicionou-se sobre o oceano. A nebulosidade que permaneceu sobre o leste do Nordeste até os dias 19 e 20 esteve associada à convergência de umidade em baixos níveis e ao cavado que se configurou em médio e altos níveis da atmosfera.
No dia 11, a terceira frente fria atuou no extremo sul do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o oceano no dia seguinte.
A quarta frente ingressou pelo Rio Grande-RS, no dia 19, e avançou tanto pelo interior como pelo litoral do Brasil. Pelo interior, esta frente deslocou-se pelas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, pelo litoral, atuou até Salvador-BA, de onde se deslocou para o oceano.
O quinto sistema frontal atuou no litoral do Rio Grande do Sul nos dias 27 e 28, deslocando-se posteriormente para o oceano.
No dia 30, o sexto e último sistema frontal do mês ingressou na Região Sul, encontrando-se em Florianópolis-SC no dia 31. Pelo interior atuou em Passo Fundo-RS e Foz do Iguaçu-PR.
[Índice]