Em junho, registraram-se chuvas intensas em Alagoas, Pernambuco e no extremo sul do Rio Grande do Sul; ocorrência de granizo na zona leste da cidade de São Paulo; neve no planalto serrano de Santa Catarina e declínio de temperatura em quase todas as Regiões do País.
Permaneceu a situação de normalidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial. No Oceano Atlântico Tropical e Equatorial, numa faixa que se estende desde a Bacia do Prata ao litoral de Pernambuco, as TSM's continuam acima da média climatológica.
A situação de racionamento de energia elétrica persiste, pois junho é o início da estação seca em grande parte das áreas das grandes bacias que compõem o sistema elétrico do País: bacias do Rio Grande, Rio Paranaíba, Rio Paraná e Rio São Francisco. No Nordeste brasileiro, a barragem de Sobradinho-BA apresentou moderado aumento do volume armazenado relativamente ao mês anterior, porém, é a barragem que mais requer atenção.
O número de focos de calor detectados no Brasil foi 35% maior que o observado no ano anterior, destacando-se o Estado do Mato Grosso que apresentou o maior número de focos de calor.
[Índice]