MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Seis massas de ar frio atuaram no Brasil no decorrer do mês de junho. Os anticiclones que ingressaram nos dias 06, 09, 12 e 15, atuaram apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, desviando-se no dia seguinte para o oceano.

No dia 19, a quinta massa de ar frio ingressou pelo sul e oeste do Rio Grande do Sul, deslocando-se para leste e atuando nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este anticiclone dividiu-se em dois núcleos, um que se estendeu pelo litoral, desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia, e outro que se deslocou pelo interior, atuando na Região Centro-Oeste do País. Esta massa de ar frio permaneceu até o dia 23 nestas áreas.

No dia 24, a sexta massa de ar frio ingressou pelo litoral sul do Rio Grande do Sul. Nos dias subseqüentes, atuou no litoral das Regiões Sul e Sudeste.

Nos dias 29 e 30, o anticiclone que atuou na retaguarda do último sistema frontal, ao atingir o extremo sul do Rio Grande do Sul, desviou-se para o oceano.

No período de 01 a 16 de junho, a temperatura mínima registrada em Santa Maria-RS variou entre 6ºC e 11ºC, porém, nos dias mais frios (13 e 14), a temperatura mínima variou entre 0,4ºC e 0,5ºC nesta cidade. Em Santa Vitória do Palmar-RS, os valores de temperatura mínima foram inferiores a 10ºC entre os dias 19 e 25, sendo o dia 22 o mais frio, com temperatura mínima igual a 2,8ºC. Registraram-se quatro episódios de geada na Região Sul.

Em diversas cidades do País, os mais baixos valores de temperatura mínima ocorreram entre os dias 21 e 23. No dia 21, registraram-se 0,7ºC e 10,3ºC em Campos Novos-SC e Florianópolis-SC, respectivamente. Em Foz do Iguaçu-PR, registrou-se 9,8ºC no dia 22. No Mato Grosso do Sul, nas cidades de Ivinhema e Campo Grande, registraram-se respectivamente 11,9ºC e 15,8ºC no dia 21. Em Vilhena-MT, a temperatura mínima absoluta ocorreu no dia 22 e foi igual a 16,2ºC.


[Índice]