O inverno teve início no dia 21 de junho, às 03:46h, horário de Brasília. Dos sistemas frontais que atuaram no País, apenas um conseguiu avançar para latitudes mais ao norte e atingir o Nordeste. A massa de ar frio que atuou no final de junho foi intensa e causou declínio de temperatura em todas as regiões do País. No Atlântico Tropical, os distúrbios ondulatórios de leste, comuns nesta época do ano, atuaram com uma maior freqüência e contribuíram para o excesso de chuva observado no leste da Região Nordeste.
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) apresentou valores acima da média em grande extensão do Pacífico Equatorial, com exceção da região próxima à costa oeste da América do Sul. No Atlântico Sul, a intensificação da alta subtropical contribuiu para a ocorrência de chuvas acima da média no leste da Região Nordeste do Brasil.
As chuvas foram escassas na maior parte das bacias brasileiras. Apenas as estações localizadas no sul da bacia do Paraná, sul da bacia do Atlântico Sudeste e na bacia do Uruguai apresentaram aumento da cota de vazão em relação ao mês anterior.
O número de queimadas dobrou em relação ao que foi detectado em maio passado, porém diminuiu em 66%, quando comparado ao mesmo período de 2004, em função das ações de fiscalização do IBAMA no Mato Grosso.
[Índice]