ANÁLISE DA TEMPERATURA NO BRASIL


Em grande parte do centro-norte do Brasil foram registradas temperaturas máximas superiores a 30ºC (Figura 15), consistente com a ausência de nuvens e de chuvas durante quase todo o mês (ver seção 3.3). As mais altas temperaturas ocorreram em uma extensa área na fronteira entre o Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Maranhão e no leste do Piauí. No leste da Região Nordeste, observaram-se temperaturas máximas inferiores a 28ºC. Este comportamento foi coerente com a atuação dos sistemas de brisa e com a precipitação nessa região.

As mais baixas temperaturas mínimas foram verificadas nas regiões serranas da Região Sul e Sudeste, onde aparecem núcleos inferiores a 10ºC (Figura 16). Esta configuração foi devida, principalmente, a atuação das massas de ar frio que determinaram quedas de temperatura, geadas e alguns episódios de precipitação de neve (ver seção 3.2).

De modo geral, as temperaturas máximas e mínimas observadas no mês de julho apresentaram-se acima dos valores médios em quase todo o País.

Considerando o campo de temperatura média sobre a Região Sudeste (Figura 18), verificou-se que houve desvios positivos generalizados em todo o Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.


[Índice]