MASSAS DE AR FRIO


Em julho, quatro massas de ar frio ingressaram no País. Três massas atingiram as Regiões Sul, Sudeste e sul das Regiões Centro-Oeste e Nordeste. A última massa de ar frio, a quarta do mês, causou declínio de temperatura na maior parte do País, exceto no norte. Temperaturas baixas e geadas foram registradas na Região Sul e locais serranos da Região Sudeste.

As duas primeiras massas de ar frio do mês atuaram nos períodos de 5 a 10 e 11 a 17. Os anticiclones associados, ao ingressarem e deslocaram no sul do País causaram declínio acentuado de temperatura na Região Sul. A permanência dos anticiclones no oceano, causou um leve declínio da temperatura nas regiões costeiras desde a Região Sudeste até o sul da Região Nordeste.

A terceira massa de ar frio ingressou no Brasil no período de 21 a 25 deste mês. Este sistema se deslocou, atingindo o sul do Mato Grosso do Sul e o sul da Região Nordeste, pelo litoral, causando declínio de temperatura nestas regiões.

No período de 27 a 30, a quarta massa de ar frio foi intensa. O anticiclone associado apresentou uma trajetória continental, afetando desde o sul do Brasil até o sul da Região Norte. Na Região Sul, houve queda acentuada de temperatura e, nas demais regiões, o declínio foi moderado. O fenômeno "Friagem" ocorreu na Região Norte devido à atuação desta massa. Foram registradas geadas nas Regiões Sul, Sudeste e sul da Região Centro-Oeste.


[Índice]