SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


Sete frentes frias atuaram no Brasil. Este número ficou ligeiramente abaixo da média climatológica que é de oito sistemas para latitudes entre 35šS e 25šS (Figura 19). Na Região Sul, estes sistemas associaram-se aos vórtices ciclônicos em altos níveis e aos jatos em baixos níveis, originando frontogêneses e ciclogêneses no litoral do Rio Grande do Sul, causando ventos, chuvas fortes e queda de granizo nesta região.

Nos primeiros vinte dias do mês, a maior parte dos sistemas frontais atuou no interior do Rio Grande do Sul, deslocando-se, posteriormente, até o litoral do Rio de Janeiro. Na Região Sudeste, as frentes frias foram de fraca intensidade causando apenas o aumento da nebulosidade e chuviscos. No terceiro decêndio do mês, os sistemas frontais, embora fracos, tiveram um deslocamento tanto pelo interior como pelo litoral, atingindo o sul da Bahia.

O último sistema frontal do mês de junho, encontrava-se no dia 1 de julho em Caravelas-BA, deslocando-se posteriormente para o oceano.

O primeiro sistema frontal deste mês atuou no interior e litoral do Rio Grande do Sul, no dia 2, deslocando-se para o oceano no dia seguinte.

Nos dias 4 e 10, o segundo e terceiro sistemas frontais atuaram no interior do Rio Grande do Sul, atingindo o Rio de Janeiro pelo litoral. No dia 15, o quarto sistema frontal atuou somente um dia no litoral de Florianópolis-SC e desviou-se para o oceano.

A quinta frente fria ingressou pelo interior do Rio Grande do Sul, no dia 18, deslocando-se até Florianópolis-SC e indo para o oceano no dia seguinte.

A atuação de um cavado em altos níveis e a presença de um jato em baixos e altos níveis, sobre a Região Sul, originou uma frontogênese e ciclogênese no Rio Grande do Sul, no dia 20. Pelo interior, esta sexta frente fria atingiu as cidades de Foz do Iguaçú-PR, Guaíra-PR e Catanduva-SP, e, pelo litoral, deslocou-se até Caravelas-BA, onde enfraqueceu. Este sistema causou chuvas intensas e ventos fortes na Região Sul. No dia 20, foram registradas chuvas de 92,0 mm e 97,0 mm em Bom Jesus-RS e Porto Alegre-RS, respectivamente. No litoral do Paraná, foram registradas chuvas de até 40 mm.

O último sistema frontal do mês atuou pelo interior e litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, no dia 26. Este sistema intensificou devido à atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis, com a formação de uma frontogênese e ciclogênese no Rio Grande do Sul. Pelo interior, este sistema atingiu as localidades de Manaus-AM e Bom Jesus da Lapa-BA, no dia 28. Pelo litoral, a frente fria encontrava-se em Ilhéus-BA, onde enfraqueceu no dia 30.


[Índice]