SUMÁRIO


O mês de julho apresentou temperaturas acima das normais climatológicas em quase todo o País. As chuvas concentraram-se no extremo sudoeste da Amazônia, no leste da Região Nordeste e no leste da Região Sul.

Nos primeiros vinte dias do mês, a maior parte das frentes frias deslocaram-se até o litoral do Rio de Janeiro. A partir do dia 20, as frentes frias atingiram o sul da Região Nordeste. Ressaltam-se as duas ciclogêneses no litoral do Rio Grande do Sul. Na Região Sul, a passagem de vórtices ciclônicos associados a sistemas frontais, provocaram chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em algumas localidades desta região. Precipitação de neve foi observada nos locais mais altos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

As condições de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) apresentaram-se normais no Oceano Pacífico Equatorial.

Permanece crítica a situação de energia elétrica nas Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, com ênfase ao reservatório de São Francisco, que apresentou um volume útil próximo aos 20% em julho de 2001. Na Região Sudeste, a barragem de Três Marias-MG registrou desvio negativo da ordem de 61%.

O total de focos detectados neste mês foi 35% superior ao mesmo período do ano passado e generalizou-se em todo o Brasil Central, atingindo também a região mais seca do Nordeste, influenciada pela forte estiagem e altas temperaturas.


[Índice]