MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


No mês de julho, as massas de ar frio atuaram em grande parte do País. Verificou-se declínio acentuado de temperatura desde a Região Sul até a Região Norte do Brasil. Geadas foram registradas na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em locais de serra da Região Sudeste. Os ciclones associados às frentes frias contribuíram para duas ocorrências de neve em São Joaquim-SC. Neste mês, ocorreram dois episódios de friagem - declínio da temperatura acentuada no sul da Região Norte.

A primeira massa de ar frio continental ingressou pelo sul do País e atuou entre os dias 04 e 11, tanto pelo interior como pelo litoral do Brasil. Entre os dias 04 e 08 , a incursão da massa de ar frio atingiu as Regiões Sul e Centro-Oeste, os setores sul e norte da Região Norte e o sul da Região Nordeste. Nos dias 06 e 07, ocorreu precipitação de neve em Urupema-SC e São Joaquim-SC. A partir do dia 08, o centro do anticiclone frio encontrava-se no oceano, onde permaneceu até o dia 11, causando declínio de temperatura nos setores central e litoral da Região Sudeste e na Bahia. O declínio de temperatura em Santa Maria-RS e São Luiz Gonzaga-RS foi de 13ºC, entre os dias 03 e 05. Em Londrina-PR, a temperatura mínima declinou 8ºC, entre os dias 06 e 07. Neste período, os declínios em Ivinhema-MS e Campo Grande-MS foram 10ºC e 12ºC, respectivamente. Em Alta Floresta-MT foi de 5ºC. Em Taruacá-AC, a temperatura mínima foi igual a 18ºC no dia 7, passando a 15ºC no dia seguinte.

No dia 12, um novo anticiclone encontrava-se sobre o litoral do Rio Grande do Sul, estendendo-se pelo litoral das Regiões Sul, Sudeste e Bahia no dia seguinte e permanecendo sobre o oceano até o dia 16. Na Região Sul, o declínio variou entre 1ºC e 2ºC.

A terceira massa de ar frio continental ingressou na Região Sul e nos setores sul e central do Mato Grosso do Sul no dia 17. Sua trajetória ocorreu no período de 18 a 20 pelo interior das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, centro e sul da Região Norte e na Bahia. A partir do dia 21, o anticiclone encontrava-se sobre o oceano. Assim como o primeiro, atuou no interior do Brasil e causou um declínio de temperatura de 7ºC a 9ºC nas Regiões Sul e Centro-Oeste. Em Santa Maria-RS, a temperatura mínima mais baixa foi 0,6ºC, no dia 20. Em Taruacá-AC, a temperatura mínima passou de 21,8ºC, no dia 18, para 15,3ºC no dia seguinte.

No dia 22, a quarta massa de ar frio continental ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul, deslocando-se, posteriormente, para o interior do Brasil. Nos dias subseqüentes, o centro do anticiclone associado permaneceu semi-estacionário no oeste do Mato Grosso do Sul e da Região Sul. No decorrer do dia 25, o anticiclone foi intensificado por um novo anticiclone que se encontrava no sul da América do Sul. O centro do anticiclone atingiu 1028 hPa no oeste do Uruguai, no dia 26, estendendo-se para toda a Região Sul do Brasil. Nos dias 27 e 28, o anticiclone encontrava-se no oceano, na altura do litoral da Região Sul e Sudeste. A temperatura declinou entre 4ºC e 6ºC na Região Sul do Brasil.


[Índice]