SUMÁRIO


Em julho, predomina a estação seca em grande parte do Brasil Central. Os maiores totais de precipitação restringiram-se ao extremo norte e leste do País, onde as chuvas excederam a média histórica em algumas áreas. Ressalta-se o retorno da situação de estiagem na Região Sul, em particular no Rio Grande do Sul. As temperaturas estiveram acima da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste e norte da Região Sudeste. Contudo, o avanço de massas de ar frio provocou queda de temperatura no centro-sul do País, com ocorrência de geada e episódios de neve na Região Sul.

No Pacífico Equatorial, mantém-se o padrão de neutralidade em relação ao fenômeno ENOS (El Niño-Oscilação Sul), com águas superficiais mais quentes na parte oeste desta bacia.

As vazões diminuíram na maioria das bacias brasileiras, refletindo a ocorrência de baixos valores de precipitação na maior parte do Brasil. Contudo, valores superiores aos esperados foram observados nos setores central e nordeste da bacia do Paraná, no sul da bacia do Atlântico-Sudeste e na bacia do Uruguai.

Detectaram-se cerca de 14.000 focos de queimadas neste mês. Em relação a julho de 2004, houve aumento significativo dos focos no Amazonas e no Mato Grosso do Sul.


[Índice]