Em julho, foram observadas anomalias negativas de Pressão ao Nível do Mar (PNM) em todo Oceano Austral, atingindo até -10 hPa nos mares de Ross e Amundsen. Anomalias positivas foram notadas na passagem de Drake (Figura 34). No nível de 500 hPa, registrou-se predominância de anomalia negativa de geopotencial no continente antártico (ver Figura 12, seção 1).
O campo mensal de anomalia de vento em 925 hPa mostrou fraco escoamento de ar de sul para norte, a partir do mar de Weddell (Figura 35). Foi registrado um único episódio de escoamento de ar no sentido sul-norte, totalizando três dias, consistente com as anomalias positivas de temperatura na Região Sul do Brasil (ver seção 2.2). Contudo, este único episódio causou as temperaturas mais baixas deste inverno no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, registrando-se precipitação de neve na cidade de Urupema-SC, na madrugada do dia 30. Em julho de 2005, este fluxo ocorreu em seis episódios, com a duração de oito dias, registrando-se temperaturas próximas à média no sul do Brasil. Ressalta-se que, pela primeira vez, no mês de julho, nenhum ciclone extratropical atingiu a região da EACF - considerando o monitoramento feito no período de novembro de 2001 a julho de 2006 - somente sistemas frontais atuaram na região neste mês de julho.
A temperatura do ar em 925 hPa apresentou-se até 3șC acima da média nos mares de Weddell, Bellingshausen, Amundsen e Ross e na Península Antártica (Figura 36). No nível de 500 hPa, registraram-se temperaturas cerca de 3șC acima da climatologia no platô antártico. Desvios negativos de temperatura ocorreram na região da Terra de Enderby (10șE a 90șE).
Destacou-se a retração na extensão do gelo marinho nos mares de Bellingshausen, Amundsen, Ross e Weddell (Figura 37), consistente com o escoamento de oeste mais intenso no nível de 925 hPa, proveniente do sul do Oceano Pacífico (ver Figura 35).
Na estação brasileira, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), registraram-se, neste mês de julho, ventos predominantes de sudoeste e oeste, com média mensal igual a 6,9 m/s. Climatologicamente, os ventos predominantes são de oeste e norte e a magnitude média climatológica é igual a 6,3 m/s. A temperatura média do ar foi de - 4,2șC e esteve 2șC acima da climatologia (-6,2șC). Destaca-se que, ao longo deste ano, as temperaturas médias mensais apresentaram-se cerca de 2șC acima da média. Dados anuais completos e resumos mensais, bem como a climatologia da EACF (período de 1985 a 2006), encontram-se disponíveis no site http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/data/resumos/climatoleacf.xls.
[Índice]