MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


A maior parte das massas de ar frio que atingiram o Brasil, no mês de julho, tiveram deslocamento pelo continente sobre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e sul/centro do Paraná, e pelo litoral da Região Sudeste, permanecendo vários dias sobre o Oceano Atlântico. Apenas uma massa de ar frio continental, estendeu-se pela região central do Brasil.

A temperatura mínima foi de até 5ºC na fronteira do Brasil com o Uruguai e lugares altos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A última massa de ar frio do mês anterior, permanecia no dia 1º sobre o centro e litoral da Região Sul, mantendo temperaturas baixas sobre esta região.

A primeira massa de ar frio do mês penetrou pelo sudoeste do Rio Grande do Sul no dia 3, estendendo-se nos dias 4 e 5, em direção ao nordeste da região, encontrando-se no dia 6 sobre o Oceano Atlântico.

No dia 7, observou-se um anticiclone com centro de 1030 hPa entre 47ºS e 55ºW. Este sistema teve deslocamento pelo Oceano Atlântico, estendendo-se até o sul do litoral da Bahia causando um leve declínio de temperatura no litoral da Região Sudeste e sul da Bahia.

Nos dias 10, 11 e 12 a terceira massa de ar frio continental penetrou no Brasil pelo oeste e centro do País. Este anticiclone causou geadas sobre a Região Sul, nas regiões de serra da Região Sudeste e geadas isoladas no sul do Mato Grosso do Sul, declínio de temperatura no Mato Grosso do Sul e sul de Rondônia. Entre os dias 13 e 14 o declínio de temperatura ocorreu no sul da Bahia.

A quarta massa de ar frio do mês atingiu, no dia 15, o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina causando queda acentuada de temperatura nestes Estados. Este sistema nos dias 16, 17, e 23 deslocou-se pelo litoral da Região Sul e litoral de São Paulo, também com declínio de temperatura.

O anticiclone que penetrou no dia 21, o quinto do mês, no oeste do Rio Grande do Sul teve deslocamento para leste e centro do País, causando geadas e um forte declínio de temperatura sobre estas regiões. Este sistema, no dia 23, enfraqueceu no interior do continente, deslocando-se lentamente para leste, permanecendo nos dias 24 a 27 sobre o Oceano Atlântico, causando declínio de temperatura no litoral das Regiões Sul, Sudeste, e litoral da Bahia.

A sexta massa de ar frio atuou somente sobre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no dia 26, causando declínio de temperatura sobre estes Estados. No dia 28, deslocou-se para o Oceano. A sétima e última massa de ar frio do mês atuou nos dias 30 e 31 no litoral das Regiões Sul e Sudeste.

As menores temperaturas ocorreram no sul e oeste da Região Sul. Na cidade de Vacaria-RS a temperatura miníma absoluta foi de 4ºC negativos e em Bom Jesus-RS foi de 3,4ºC negativos. Em Florianópolis foram registradas cinco geadas.

A maior ocorrência de geadas foram registradas nas localidades de Quaraí (17), em Taquari (14), em Bom Jesus e Uruguaina (11) no Rio Grande do Sul. No Estado de Santa Catarina nas cidades de Fraiburgo (14), Urussanga (06) e em São Joaquim (17). No Paraná, nas cidades de Palmas (10) e em Irati foram registradas 08 geadas.


[Índice]