No dia 1 foi observado um cavado de grande amplitude que encontrava-se em todos os níveis, com o eixo desde o oeste do Mato Grosso, estendendo-se até o centro da Região Sul. Tal sistema deslocou-se no dia 2 para leste e atingiu os Estados de Goiás , sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, encontrando-se nos dias 3 e 4 sobre o litoral da Região Nordeste.
No dia 10, um vórtice ciclônico em todos os níveis, localizado no sul do Uruguai, teve deslocamento para leste, afetando o centro/ sul do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina no dia 11, com chuvas e ventos fortes. No dia 12, um novo cavado em altos níveis encontrava-se sobre o Rio Grande do Sul. Tal sistema deslocou-se no dia seguinte para nordeste, com eixo desde a Região Centro-Oeste até o sul de São Paulo. Este alinhou-se ao cavado do sistema frontal que encontrava-se no Oceano Atlântico. Nos dias 14, 15 e 16, um deles permaneceu no continente, com eixo desde o sul do Pará, até o sul de Goiás. Este sistema teve lento deslocamento para leste e interagiu com os cavados dos sistemas frontais, que deslocavam-se até o litoral da Região Sudeste.
No dia 19 , um novo cavado nos altos níveis, com eixo sobre o centro do Mato Grosso, Goiás e sul de Minas Gerais, alinhou-se com um cavado sobre o centro do Estado de São Paulo e centro da Região Sul. No dia 21, ambos sistemas deslocaram-se para o oeste da Bahia, centro de Minas Gerais, e sul do Espirito Santo. Um cavado com eixo desde o sul do Amazonas até oeste da Região Centro-Oeste, afetou, com nebulosidade, esta região no dia 25, dissipando-se no dia seguinte.
Nos dias 27 e 28, um novo cavado nos altos níveis sobre o oeste do Rio Grande do Sul, favoreceu forte divergência sobre esta região. Nos dias 29, 30 e 31, este sistema deslocou-se para nordeste e observou-se o alinhamento do cavado na altura do litoral do Rio de Janeiro, com o cavado associado a um sistema frontal, formando uma onda de grande amplitude, com eixo desde o sul do Pará, centro de Goiás, centro de Minas Gerais, Rio de Janeiro, estendendo-se para o Oceano Atlântico. Este cavado de grande amplitude estava associado a um ciclone com centro entre 30oS/35oS e 38oW.
[Índice]