MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


As cinco massas de ar frio observadas no mês de agosto atuaram principalmente no centro e sul do Brasil, mas algumas também atingiram o sul da Região Norte e o sul da Bahia. As temperaturas foram baixas e ocorreram geadas generalizadas, o que caracterizou este mês como o mais frio do inverno de 2003. Nas áreas serranas da Região Sul, houve, inclusive, precipitação de neve.

Entre os dias 01 e 05, a massa de ar frio do mês anterior permaneceu com seu centro no Oceano Atlântico. Houve declínio de temperatura mínima de até 9,0º na Região Sul. Em Uruguaiana-RS, a temperatura registrada foi igual a 14,8ºC no dia 05, passando a 5,6ºC no dia seguinte. Na Região Sudeste, o declínio de temperatura foi menor.

A primeira massa de ar frio continental iniciou sua trajetória pelo interior da Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e no sudoeste de São Paulo nos dias 07 e 08. O anticiclone associado atuou desde o litoral de Porto Alegre-RS estendendo-se até o litoral de São Paulo, deslocando-se posteriormente para o oceano. Nas áreas serranas da Região Sul, registraram-se temperaturas mínimas negativas e ocorrência de geadas.

No período de 09 a 14, houve o predomínio de uma massa de ar frio continental nas Regiões Sul, parte da Região Sudeste, Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. Nos dias 13 e 14, o anticiclone deslocou-se para o oceano, causando declínio de temperatura desde o litoral do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. Entre os dias 09 e 11, as temperaturas mínimas atingiram valores entre 2,0ºC e 3,0ºC no sul do País, com ocorrência de geada. Em Bom Jesus-RS foram registradas temperaturas negativas.

A terceira massa de ar frio continental atuou no período de 15 a 20, nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As temperaturas mínimas extremas, neste período, ocorreram nos dias 16, 17 e 18 com valores oscilando entre -1.0ºC e 5,0ºC. O dia 17 foi o mais frio em algumas cidades do Rio Grande do Sul, onde foram registradas as menores temperaturas, a exemplo de Uruguaiana (3,0ºC); Santa Maria (2,6ºC); e Bom Jesus (-0,8ºC). Em Londrina-PR, a temperatura mínima declinou de 11,0ºC, no dia 16, para 6,4ºC no dia seguinte. A temperatura mínima registrada em Cáceres-MS foi igual a 10,1ºC, no dia 18, passando a 8,5ºC em Goiânia-GO. Nos dias 21, 22 e 23, a massa de ar frio deslocou-se para o oceano, causando diminuição de temperatura no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e no sul da Bahia. Em Vitória da Conquista-BA, a temperatura mínima foi igual a 16,5ºC no dia 23, declinando para 3,0ºC no dia seguinte.

No período de 24 a 26, a quarta massa de ar frio continental ingressou pelo oeste da Região Sul. Durante a sua trajetória, a massa de ar frio causou um forte declínio de temperatura e afetou o Mato Grosso do Sul, o sul do Mato Grosso, o oeste do Estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Em Franca-SP, a temperatura mínima foi de 17,3ºC, no dia 25, passando a 11,8ºC no dia seguinte. Em Campo Grande-MT, registrou-se 12,6ºC, no dia 25, passando a 7,7ºC no dia 26. No sul da Região Norte, houve declínio de temperatura de até 5,0ºC.

A quinta e última massa de ar frio também foi de origem continental e ingressou pelo oeste da Região Sul, no dia 27, afetando o Mato Grosso do Sul, o sul do Mato Grosso, São Paulo e o sul dos Estados de Goiás e Minas Gerais. No dia 28, houve geada em 18 municípios do Rio Grande do Sul e precipitação de neve, durante alguns minutos, na cidade de Caçapava do Sul-RS. Esta massa de ar frio também causou um leve declínio de temperatura no sul da Região Norte, entre os dias 29 e 30.


[Índice]