GRANDE ESCALA


A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) apresentou pequena variação na faixa equatorial do Pacífico, em relação a julho passado. O padrão de TSM manteve-se com aquecimento no Pacífico Central, até 1ºC superior à climatologia, e resfriamento próximo à costa do Peru e Equador (Figura 1). De modo geral, os valores de TSM decresceram nas regiões dos Niños 1+2, 3, 3.4 e 4 (Tabela 1 e Figura 2). O Atlântico apresentou predominância de valores de TSM acima da média histórica em toda a extensão norte, principalmente entre 40ºW e a costa noroeste da África (Figura 3). Próximo ao litoral da América do Sul, na foz do Rio da Prata, registraram-se anomalias positivas de TSM.

O campo de Radiação de Onda Longa (ROL) destacou a atividade convectiva acima da média principalmente no Pacífico Oeste, ao norte da Indonésia, e na região de atuação da Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS) (Figura 5). Por outro lado, a convecção foi inibida em áreas isoladas sobre a América do Sul - destacando-se o sudeste e sul do Brasil, onde choveu abaixo da média histórica (ver seção 2.1) - e sobre o Atlântico Equatorial, consistente com o posicionamento da ZCIT ligeiramente ao norte de sua climatologia (ver seção 3.3.1).

No campo de Pressão ao Nível do Mar (PNM), observou-se uma extensa área de anomalias negativas nos setores sul e norte do Pacífico. No Pacífico Sudeste, próximo à América do Sul, os valores de PNM estiveram bem acima da média. Sobre a Atlântico, a pressão à superfície esteve predominantemente acima da média histórica neste mês de agosto (Figura 6).

Na faixa equatorial do Pacífico Ocidental, ocorreram anomalias de oeste nos ventos próximos à superfície. Sobre o setor central do Pacífico Sul, a área de anomalia ciclônica foi consistente com a maior atividade convectiva na região da ZCPS (Figuras 7 e 8).

O escoamento em altos níveis evidenciou a intensificação do jato subtropical sobre a Austrália e Pacífico Oeste. Sobre a América do Sul, o escoamento em 200 hPa manteve uma característica zonal, com moderada intensificação do jato subtropical ao norte da Argentina (Figura 10).

O campo de altura geopotencial em 500 hPa, no Hemisfério Sul, mostra a configuração de um número de onda 2 (Figura 12), com centros mais intensos sobre os oceanos Pacífico e Atlântico.

Figuras

[ Figura1][ Figura2] [ Figura3] [ Figura4] [ Figura5] [ Figura6][ Figura7] [ Figura8] [ Figura9] [ Figura10] [ Figura11] [ Figura12][ Tabela1]


[Índice]