MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Cinco massas de ar frio atuaram no Brasil, durante o mês de agosto. Na primeira semana, a massa de ar frio que se encontrava no Oceano Atlântico ainda causou leve declínio de temperatura desde a faixa litorânea do Rio Grande do Sul até a Bahia. Em algumas localidades da Região Sul, a presença do anticiclone proporcionou o registro de temperaturas inferiores a 10ºC, no dia 01, tais como: Bom Jesus (4ºC) e Uruguaiana (7,7ºC), ambas no Rio Grande do Sul.

A primeira massa de ar frio ingressou pelo sul do País no dia 06. Esta massa de ar foi intensa e estendeu-se, pela Região Sul, setores central e litoral da Região Sudeste, Região Centro-Oeste e sul das Regiões Norte e Nordeste, entre os dias 08 e 10. No Rio Grande do Sul, ocorreu declínio da temperatura de até 8ºC. Em São Luiz Gonzaga-RS, registrou-se 2,1ºC no dia 08. Nas cidades de Bom Jesus-RS e Santa Maria-RS, as temperaturas registradas foram respectivamente iguais a -2ºC e 1ºC, no dia 10. Na manhã do dia 08, houve precipitação de neve em locais serranos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devido à presença de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral destes Estados. No dia 11, embora o centro do anticiclone frio estivesse posicionado sobre o oceano, continuava afetando, com declínio de temperatura, o Espírito Santo e o sul da Bahia.

No dia 11, uma nova massa de ar frio atuou no sul do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o oceano no dia seguinte. No período de 12 a 18, este anticiclone permaneceu intenso sobre o Atlântico, causando declínio de temperatura, de até 2ºC, no litoral da Região Sudeste e sul da Região Nordeste.

A terceira massa de ar frio continental foi intensa e ingressou pelo oeste da Região Sul, no dia 21. Esta massa de ar deslocou-se para leste afetando, com declínio de temperatura, os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No dia 24, o centro do anticiclone encontrava-se sobre o oceano. O ar frio deste anticiclone fez com que a temperatura mínima declinasse até 10ºC em relação ao dia anterior. No dia 22, a temperatura mínima registrada em São Luiz Gonzaga-RS foi igual a 3,7ºC. No dia 23, registrou-se temperatura mínima igual a 4ºC em Uruguaiana-RS e, no dia 24, 1ºC em Bom Jesus-RS.

No dia 25, a quarta massa de ar frio ingressou pelo sul e litoral do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o oceano no dia seguinte.

A quinta massa de ar frio foi continental e atuou no oeste da Região Sul. O centro deste anticiclone permaneceu em Santa Catarina nos dias 29 e 30, deslocando-se para o oceano no dia 31. Foram observados valores de temperatura inferiores a 10ºC em Santa Maria, Porto Alegre e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, no dia 29.

Duas ocorrências de geadas foram registradas em Pelotas, São Borja, Cruz Alta e Taquari. Em Quaraí, São Gabriel, Uruguaiana, Julio de Castilhos e Farroupilha, todas no Rio Grande do Sul, ocorreram mais que três episódios de geada (informações obtidas através da FEPAGRO/SCT, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Trigo).


[Índice]