SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


Como observado em julho passado, ainda no início deste mês persistiu uma situação de bloqueio no Oceano Pacífico que impediu o avanço de sistemas frontais para latitudes mais ao norte. Os sete sistemas frontais que atuaram no Brasil estiveram dentro da climatologia para latitudes entre 25šS e 35šS (Figura 22). Em alguns episódios, as frentes frias foram intensificadas pela passagem de cavados nos médios e altos níveis; pela atuação do jato em baixos níveis e pela atividade da corrente de jato subtropical em altos níveis, em particular no final de agosto.

O primeiro sistema frontal atuou apenas no litoral e interior do Rio Grande do Sul entre os dias 05 e 06. Ao deslocar-se para o oceano, este sistema proporcionou chuvas de fraca intensidade no Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina.

O segundo sistema frontal posicionou-se no litoral sul do Rio Grande do Sul no dia 08. No dia seguinte, devido à intensa atividade do jato em baixos níveis, 850 hPa, o sistema recuou para o Uruguai. Houve ocorrência de chuva forte e rajadas de vento no Rio Grande do Sul, causando prejuízos à população. No dia 09, registraram-se rajadas de ventos nos aeroportos de Santa Maria-RS (74,1 km/h) e Porto Alegre-RS (83,3 km/h). No dia 10, este sistema continuou sua trajetória pelo litoral e interior da Região Sul, posicionando-se, no dia seguinte, sobre o oceano, próximo ao litoral de São Paulo. A atuação do jato em baixos níveis ainda foi notada entre os dias 11 e 12, quando houve formação de áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul. No município de Rio Grande-RS, registrou-se chuva acumulada igual a 69,5 mm no dia 12 (Fonte: INMET).

No dia 13, a terceira frente fria formou-se entre o Uruguai e o sul do Brasil, posicionando-se sobre o oceano no dia 14. Registrou-se 55,5 mm de chuva em Santa Vitória do Palmar-RS e rajadas de vento em Santa Maria-RS. Neste mesmo dia, formou-se uma baixa pressão sobre o Uruguai que deu origem a um novo sistema frontal - o quarto do mês. Esta nova frente fria deslocou-se pelo interior e litoral das Regiões Sul e Sudeste, posicionando-se em Santos-SP no dia 18. Durante sua trajetória, causou chuvas significativas no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com destaque para Iraí-RS (102,3 mm), São Joaquim-SC (89,1 mm) e Lages-SC (88,6 mm), segundo dados do INMET.

O quinto sistema frontal também se configurou a partir de uma baixa pressão que se formou sobre o oceano, próximo ao Rio Grande do Sul, na tarde do dia 18. A frente fria associada deslocou-se somente pelo litoral, desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro, no dia 20. Este sistema foi intensificado pela atividade do jato em altos níveis, registrando-se, no dia 19, queda de granizo no nordeste de São Paulo e no sul dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro-RJ. No dia 20, outro sistema frontal originava-se no litoral da Argentina e Uruguai. Este sexto sistema frontal, que se deslocou rapidamente pelo interior e litoral do Brasil, avançou até Caravelas-BA e causou poucas chuvas, porém o anticiclone associado proporcionou acentuado declínio de temperatura em várias localidades brasileiras (ver seção 3.2). Ressalta-se que estes sistemas frontais uniram-se sobre áreas oceânicas adjacentes à costa leste brasileira, entre os dias 21 e 22.

No dia 26, a configuração de outro centro de baixa pressão sobre o oeste do Rio Grande do Sul, no Brasil, e sobre o Uruguai deu origem ao sétimo e último sistema frontal do mês. Durante a sua formação, intensificaram-se áreas de instabilidade em São Paulo e no Mato Grosso do Sul (ver Figura 29b), com rajadas de vento em Foz do Iguaçu-PR (92,6 km/h), em Campo Grande-MS (111 km/h), em Presidente Prudente-SP (53,7 km/h) e em Bauru-SP (64,8 km/h), segundo informações METAR. Ressalta-se que esta baixa em superfície foi intensificada, inicialmente, pelo cavado em altos níveis que se originou de um vórtice ciclônico no Pacífico Sudeste e, nos dias subseqüentes, pela intensa atividade do jato subtropical (ver seções 4.1 e 4.2). Este sistema frontal iniciou sua trajetória pelo litoral da Argentina, posicionando-se em Torres-RS no dia 27. Pelo litoral, esta frente deslocou-se até Ilhéus-BA, posicionando-se sobre o oceano no dia 31.


[Índice]